domingo, 9 de abril de 2017

Relativismo absoluto X Verdades absolutas"



"Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres? 34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. 35 O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. 37 Bem sei que sois descendência de Abrãao; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não está em vós. 38 Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vós, porém, fazeis o que vistes em vosso pai. 39 Então, lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhe Jesus: se sois filhos de Abraão, praticais as obras de Abraão. 40 Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão. 41 Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus. 42 Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis  de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mi mesmo, mas ele me enviou.  43 Qual a razão porque não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra. 44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. 45 Mas, porque eu digo a verdade, não me credes. 46 Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes? 47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus." (JOÃO 8.31-47)

O que é algo relativo? A melhor definição seria dizer que relativo é o contrário de absoluto. Ou mesmo que algo relativo dá espaço para contestar, dialogar ou sugerir. Vamos dar um exemplo? Salmos 107.1 : "Rendei graça
s ao SENHOR, porque ele é bom...". Deus é bom. Ponto! É um conceito absoluto. Ou melhor, é uma verdade absoluta. Notemos que não há como discutir: a Bíblia diz: Deus é bom.


O que tem acontecido nos dias atuais? As verdades absolutas estão sendo substituídas por alternativas; confundidas com opniões.

Outro exemplo: imaginemos que estou pregando a Palavra de Deus para uma pessoa. Ela ouve atentamente e replica: - Isso pode ser verdade para você, mas para mim não é. Essa é sua opinião que é contrária à minha.

Sabemos que o evangelho não é uma opinião. Romanos 1.16 assevera: "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...". A palavra da cruz é descrita como o "poder de Deus"(1 Co 1.18) e Cristo como "poder de Deus e sabedoria de Deus (1 Co 1.24); exemplos.

Satanás têm usado pessoas para dizer que o evangelho é uma opnião, uma alternativa, ou mesmo mais ou alternativa para a salvação. Isso que ele faz se chama mentira. Esperemos isso dele. Afinal, ele é o pai da mentira.

Não foi Cristo que disse; "Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim."(Jo 14.6). O que é a verdade? Jesus Cristo é a verdade. E a Bíblia diz que há uma só alternativa para a salvação, Jesus! O Cordeiro de Deus não é mais uma alternativa, é a única! É a verdade!

Satanás quer relativizar a verdade! Ou seja, quer tornar relativo o que é absoluto.

Dizer que a pedra é mole não faz com que ela fique mole. Ela é dura e sempre será! (DIÁLOGO) 

- Essa é sua verdade, mas não é a minha!
- Isso é mentira! A pedra não é mole. A pedra é dura!
- Não, para mim a pedra é mole...

Dizer que a pedra é mole é querer relativizar uma verdade absoluta (a pedra é dura). Falar que a pedra é mole, não fará com que ela se torne mole. Num diálogo hipotético desses, eu, como anunciador e proclamador, poderia responder:

- Você pensar diferente da verdade não a muda. O mais importante não é você estar confortável com sua mentira, e sim, eu te anunciar a verdade. Você não pode acreditar que a pedra é mole como água. No primeiro rio de pedras que você mergulhar de cabeça, há de morrer!

Nosso Salvador disse a que veio a esse mundo: "...a fim de dar testemunho da verdade."(Jo 18.37). O Filho de Davi, incumbiu-se disso. Em Marcos 16.15 nosso mestre disse: "Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura." Ele deu essa ordem aos discípulos e ordena que nós o façamos também. Porque Ele o faz.

A qual a razão de pregar a verdade? Jo 8.32 "...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." Ao conhecer a verdade de que estaremos (estamos) livres? Da escravidão do pecado. "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."

Ousemos em pregar a verdade para que as pessoas ouçam o evangelho. E quando escutarem  com o coração, sejam verdadeiramente libertas de seus pecados.

Vejamos nosso cenário: operação Lava Jato, o escândalo da previdência social, operação carne fraca, aceitação social com o "terceiro gênero" (casamento gay etc...), desemprego, altíssima carga tributária, o reaparecimento da febre amarela, catástrofes naturais. A nível internacional, os constantes conflitos na Síria, a crise dos refugiados etc... "De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? (Tiago 4.1)

Para reforçar este panorama, leiamos a seguinte passagem transcrista: "Estamos enfrentando um secularismo cada vez mais forte que procura excluir Deus e a verdade religiosa das atividades humanas. Estamos enfrentando um insidioso relativismo que solapa a verdade absoluta de Cristo e as verdades da fé, tentando os fiéis a pensar nessas verdades apenas como um conjunto de crenças ou opiniões, entre outras da mesma espécie. Estamos enfrentando um consumismo materialista que oferece atrativos superficiais mas promessas vazias, que  oferece conforto material ao preço de um vazio interior. Estamos enfrentando um hedonismo enfeitiçador que oferece um sem número de prazeres que jamais poderão satisfazer ao coração humano. Todas essas atitudes podem influenciar o nosso sendo de bem e de mal, no momento em que o progresso social e científico requer uma vigorosa orientação ética. Uma vez alienadas da fé e da prática cristãs, mediante desses e outros engodos, as pessoas com frequência entregam-se a modismos passageiros, ou a crenças bizarras que são ou superficiais ou fanáticas. (João Paulo II, 18 de Setembro de 1987, São Francisco da Califórnia; texto do discurso provido pelo Vaticano, através da Conferência Católica Norte-Americana, Washington, D.C.). - (Compreendendo a Nova Era. Russell Chandler, p.351, 1993)

Esse é o panorama da sociedade: o pecado desenfreado e a contaminação dessa iniquidade. Por isso é necessário que a igreja pregue a liberdade em Cristo! Porque a igreja? Simplesmente porque a igreja é a coluna e baluarte da verdade, conforme 1 Tm 3.15.

UM APELO À SANTIDADE

A  Bíblia diz ou nomencla a igreja como a noiva de Cristo. Exemplo: 2 Coríntios 11.2 "Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar-vos como virgem pura a um só esposo, que é Cristo."

Como noiva de Cristo, conservemo-nos em pureza e santidade como convém. Tomemos iniciativas para nós mesmos antes de procurarmos tratar dos pecados dos outros. Vale a recomendação de Mateus 7.5 "...Tira a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar a trave do olho de teu irmão."

Desse modo e assim, vivamos como igreja. Como coluna e baluarte da verdade!

(Gabriel Monteiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário