segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Carnaval - impressões


 Tenho minhas sinceras opiniões...

Assisti ao jornal a uns dias,
Você poderia acreditar em mim ou não poderia,
porque as fontes à consulta
não lhes tenho para o dia.

Entretanto, lhe sugiro que atente,
para concluir se sou eu quem mente
ou se já ouviste falar de rumores aparentes
dum Carnaval que não é decente!


A paulistana...
A paulistana Vila Madalena...

Em São Paulo, moradores  da Vila Madalena,
ficaram abismados com estas cenas:
Sujeiras às fileiras
desrespeito e zueiras,
garrafas quebradas e inteiras,
indecências sem fronteiras
e caos e várias beiras!

As evidências são certeiras?

Sim, os foliões poderiam ao menos respeitar,
àqueles que somente querem deitar,
e descansar com seus queridos de amar!

É verdade!
A realidade dos moradores da Vila Madalena,
denuncia a flagrante ausência de estratagena
do Estado, acostumado  a "fazer cera"
aos problemas prementes,
de famílias carentes!

In casu, é o caso de São Paulo,
da paulistana Vila Madalena,
que nas últimas montas
Mal conseguiu uma "pestana"
diante de tanta festança,
violência e comilança!

Fico me perguntando...

E as crianças?  E as crianças?(...)

O Brasil tem mesclas democráticas,
mas há momentos de surtos emblemáticos!

O Direito existe
e a balança também...

Creio ser difícil resolver este embate num arremate (ironia):

Dum lado, o direito a um tranquila noite.
Doutro, as festividades em alta noite!!

Entre "drinks" e bebedices
há quem ofereça uma droga...
(Só para começo de apetite!)
Tudo em prol do "bom" carnaval...

Não só a Vila Madalena,
Mas em muitos cantos há caretas,
em face dum período
que nada vela,
pelo sentimento de amigo,
que o próximo deve ter de seu vizinho!

Já há rumores de milhões aos montões,
Financiamentos de prefeituras para este momento:
O Carnaval! Com suas danças e talentos! 

Se tudo estivesse em ordem...

Ordenemos as festividades portanto!
Com fantasias, adornos e outros tantos!

Saúde, Transporte, Educação...

Quanta incongruência,
e os resultados são sentidos,
na Vila Mariana e adjacências,
no Brasil e em suas frequências!


Diante de tudo isso,
com poucas rimas,
bem ralinhas e por cima,
quero terminar neste clima
lhe dizendo o que me anima:

Eu quero pular o carnaval!
Quero ultrapassá-lo em alturas...
Esquecer-me deste feriado banal
e deleitar-me ao Senhor, o meu maioral!

(Gabriel Monteiro, 17 de Fevereiro de 2015)










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário