sábado, 5 de março de 2016

Uma prosa reflexiva sobre política

Interessante como não temos interesse por política. No entanto, temos tanto interesse pela política... Sobre ela, opino no em afirmar que a perversão de políticos não isenta a nossa, nossas responsabilidades pelo estado como se encontra o Brasil. Afinal de contas, os diabos estão somente em Brasília! Nas vielas não há corruptos, somente em Brasília... (ironia)

É intrigante como não conseguimos observar nossas lentes d'alma. Há o pensamento que afirma que o mundo mais importante é o seu mundo. Muitos querem viver o "seu mundo", apartados do senso comunitário, da ideologia da partilha, do serviço. Como sou "do contra", prefiro não ser partidário de "A" ou "B", e assumo a minha responsabilidade pessoal pelo modo como o Brasil está.

 Fico me perguntando se 20% da população brasileira realmente tivesse espírito comunitário...
Creio que a situação estaria diferente (opinião). Há quem diga que aqui, no chão firme, asfalto, pavimento, os bons são a maioria. Discordo também disso. Creio que os políticos corruptos conhecidos de Brasília são apenas um arquétipo do homem brasileiro. Afinal de contas, se nós temos o jeitinho brasileiro, eles também não terão?

 Sim, é verdade! Muitos estão sofrendo! Mas te desafio a pensar diferente: será que eu e você não temos um pedaço desta pizza que se chama responsabilidade? Sempre temos desculpas para isentarmos nossos erros políticos como cidadãos. No entanto, nunca encontramos obstáculos para sonhar nossos "sonhos comerciais". Eu sou culpado! Eu sou culpado junto com tantos outros pelo Estado do Brasil. Poderia citar a história para isentar minha responsabilidade, como já fiz. Mas cansei, não quero...

Onde está o Brasil? O Brasil está na sua rua, e o nº é o de sua casa. Aí está o Brasil. Onde está o Brasil, o Brasil está também nas casas. Onde nasce um país? dentro de um lar. Cada habitação é uma nação. O país que assistimos no noticiário é um. O país que está dentro de sua casa, pode ser outro... Venho repetir a frase tão conhecida: " a família é a célula mater da sociedade."

 No meu posicionamento se você defende o seu sonho somente, você alimenta o egoísmo e isso não é favorável à família. Se a tua vontade é a mais importante: "pouco importa o Brasil!", "eu quero ser feliz"... Será que muitos engravatados, deputados, senadores ou ministros não pensam assim? Se isso for verdade, olhe só, que coincidência: "Você pensa como um deles!" Isso não significa que você tem a mesma moral que um deles, mas sim, que (se for o seu caso) o esqueleto de seus pensamentos é igual ao deles.

 É bem verdade que o profeta Isaías percebeu o tamanho de sua iniquidade quando fora posto em contraste com a santidade do Senhor, como afirma Isaías, Capítulo 6. Percebia seu estado numa visão onde os serafins, cada qual com seis asas, diziam uns aos outros: "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos! Toda a terra está cheia da sua glória." A conclusão que teve: "Ai de mim! Estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos exércitos!"

Deus julgará nações! Só para lembrar... Não somente o Lula, a Dilma, a galerinha do mensalão, petrolão etc...

Temos olhado para cima, na direção do Palácio da Alvorada, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, para as altas Cortes de Justiça da Federação e nossa moralidade tem sido moldada em comparação a eles. Daí concluímos: "Ufa! Sou justo!" Talvez seja necessário ver o Senhor, como aconteceu com Isaías para que percebamos que, na realidade, somos homens e mulheres de lábios impuros e habitamos em meio de um povo de impuros lábios.
(Gabriel Monteiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário